empreende

Miniplantas viram grande negócio para arquitetas de Santa Maria

Da redação

Fotos: Natália Venturini (Diário)
Denise Estivalete Cunha e as sócias Camila Canova e Eloiza Estivalete (foto) comemoram o sucesso do empreendimento em suculentas, iniciado há dois anos

Bonitas e fáceis de cuidar, as plantas suculentas vêm ascendendo no mercado de flores. Queridinha entre as noivas, a planta também está entrando nas casas de pessoas que não tem muito tempo de fazer os cuidados necessários. Pensando nesse mercado, as arquitetas e urbanistas Camila Canova e Denise Estivalete Cunha, junto à empreendedora Eloiza Estivalete, montaram uma loja com várias espécies de plantas. Com potes coloridos e pedras energizadas, as suculentas são cultivadas pelos próprias arquitetas.

Empreendedora investe em produção de enxoval para bebês em patchwork

- É tudo artesanal. Fazemos desde o terrário, até a montagem das plantas nos vasinhos. Também prezamos pela psicologia das cores. Procuramos deixar os potes e pedras em harmonia - explica Denise.

O INÍCIO
Denise conta que, há dois anos, começou a vender as plantas de porta em porta. O cultivo era em um espaço no escritório de arquitetura, ainda sem pretensão de ser um negócio grande. Como os pedidos aumentavam a cada dia, ela resolveu fazer uma página nas redes sociais para otimizar a divulgação. Assim, os pedidos não pararam de chegar.

Apaixonada por crochê, artesã tem renda extra com biquínis e saídas de praia

- Antes, o cultivo era passatempo. Mas o sucesso foi tão grande que as vendas das suculentas passou a ser o nosso negócio principal. No tempo livre, eu e os dois sócios da empresa trabalhamos nos projetos de arquitetura - conta a empreendedora.

Para levar adiante o projeto, Denise, Camila e Eloiza fizeram análise do mercado e procuraram ajuda no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com dicas de especialistas, elas aprenderam a organizar tabelas e atribuir valor aos produtos.

A MARCA
A iniciativa comercial dos arquitetos ganhou o nome de Escalla Paisagismo Presentes. Denise explica que a escolha do logotipo é inspirada no escalímetro, modelo de régua usada na arquitetura, que faz proporções gráficas em grande ou pequena escala:

Artista restinguense lança linha de suportes para instrumentos e aposta em financiamento coletivo

- O nome "Escalla" deve-se ao tamanho das suculentas. A maioria delas é mini. O novo empreendimento nos levou a remodelar o escritório e investir no novo negócio, que deu retorno financeiro desde o início. Ainda de acordo com Denise, os custos com investimentos iniciais foram planejados para quitação em dois anos. Atualmente, o faturamento da Escalla já cobre custos fixos, como aluguel, água e condomínio. Satisfeitos com o retorno no prazo estabelecido, hoje, os sócios contabilizam os primeiros lucros.

Cliente da Escalla desde os primeiros cultivos, a cirurgiã-dentista Camila Portella Mendonça, 26 anos, diz que utiliza as plantas para decorar ambientes:

Artesã investe na decoração de vidros para aumentar renda doméstica

- Adoro suculentas. A Escalla oferece variedade, preço acessível e excelente atendimento. São ótimas opções de presente. Ofereci alguns vasinhos à banca que avaliou o meu trabalho de conclusão na especialização em endodontista.

SUCESSO EM FESTAS
Segundo Denise, há, aproximadamente, dois anos, as suculentas ganharam espaços na decoração de casamentos e festas de aniversário. Ela comenta que as miniplantas fazem sucesso também como lembranças de final de ano ou como pequenos agrados, como em bancas de trabalhos de conclusão. Para a empresária Lisandra Riet Calil, da Bella Festas, colecionar as suculentas virou hobbie. Organizadora de festas, ela conta que muitas pessoas adoram sair dos eventos com as plantinhas em mãos:

Profissionais da educação criam clínica multidisciplinar para alunos com dificuldade de aprendizado

- A suculenta é delicada e não exige trabalho para cuidar, já que dura bastante. Além disso, o custo é acessível. É perfeita para decorar festas de casamento e formaturas.

Animada pela oportunidade de trabalhar com o que gosta, Denise comenta que ela e os sócios estão satisfeitos com os ornamentos em miniatura. Ela conta que os clientes começam comprando para presente, depois compram para si e logo viram colecionadores.

Artista de Santa Maria vende obras personalizadas e faz sucesso na internet

- O cultivo de suculentas é fácil, visto que precisam ser regadas apenas uma vez na semana. Quem leva a primeira planta, seja para decoração da casa ou do escritório ou para presente, com certeza, volta para pegar a segunda e a terceira. Logo, um cliente passa para outro - comemora a empreendedora.

As sócias apostam na psicologia das cores para deixar as miniplantas em harmônia

PARA ADQUIRIR AS PLANTAS 
Quer colecionar? Ou decorar a casa? Nos endereços abaixo, você confere como comprar as plantas:

  • Onde - Rua Doutor Bozano, na Galeria Center Palace, loja 103
  • Pelo facebook
  • Pelo telefone - (55) 3347-1888
  • Pelo site 

PREÇOS:

  • Plantas em geral - R$ 2,50 a R$ 89
  • Quadro vivo - deve ser feito orçamento

Colaborou Natália Venturini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

'Jardim' com torneiras de chopp artesanal inaugura em Santa Maria Anterior

'Jardim' com torneiras de chopp artesanal inaugura em Santa Maria

Apaixonada por crochê, artesã tem renda extra com biquínis e saídas de praia Próximo

Apaixonada por crochê, artesã tem renda extra com biquínis e saídas de praia

Empreendedorismo